sexta-feira, 26 de junho de 2009

a arte do kung fu


O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos.
Conta a lenda que certa vez, um monge chinês Ta Mo subiu numa montanha e contenplou o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando esses movimentos, criou um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu.
Esta arte marcial vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas.

De um modo geral, estrutura o corpo físico, em combinação com a mente, extravasando as ansiedades, angústias e stresses acumulados no dia a dia, fortalecendo-os.
Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.
Se combina ginástica de todo o corpo, bem como movimentos, chamados de Katis, onde compila-se, em sequências baseadas em movimentos de animais, mãos e pernas.
Decorrentes das observações dos ataques dos animais, de onde originou-se o Kung-fu, surgiram os vários estilos praticados no mundo, conseqüentes das mutações e adaptações para o ocidente.

Hoje a realidade brasileira mostra Kung-fu, voltado para o bem estar físico e mental do praticante. Não há para o seguidor, na medida em que passa a conhecer o fundamento da doutrina, aspirações de ser um "lutador profissional", seu treinamento é voltado para o relaxamento da mente e o desenvolvimento corpóreo, atribuindo-lhe saúde e bem estar.

O Estilo que praticamos fei hok phai, que em chinês significa Estilo da Garça em Vôo, mescla movimentos de leopardo, garça, macaco, serpente, entre outros, todos voltados, pela seqüência de seus movimentos, para a saúde física do praticante. Cada um desses seguimentos, à medida que aprofunda-se em seu treinamento, proporciona diferente exercício para o estudante: movimento do macaco - fortalecimento dos membros inferiores; movimento da garça - fortalecimento dos punhos.
Essa é a doutrina a dotada pelo Kung-Fu no Brasil: fortalecimento do corpo e da mente com disciplina e saúde.

5 comentários:

  1. Eu que faço Jiu Jitsu e Boxe, bela tarde por um tatame, aparece um magrelinho dizendo que era praticante de Kung Fu, justamente o tal do "Vôo da Garça"... fiquei de fora e só assisti ao desafio que ele fez a um dos novatos do Jiu! hahAHAhaHA que pau que o magrelo deu no pobre coitado! rsrsrs

    Quem disse que o gradalhão tinha agilidade pra pegar aquele esguio? rsrs... ta certo, era iniciante, estava pegando os rolamentos e demais golpes, mas... ficou chato!! Por porte físico, visualmente... rsrsrs

    Por isso não julgo ninguém por critérios mediocres assim... vai saber no que o cara é treinado! Krav Maga, Boxe Tailades, Kung Fu... melhor respeitar e ver o que da pra fazer dentro do tatame! ; )
    .
    http://bloggalemdoqueseve.blogspot.com
    .

    ResponderExcluir
  2. A parte da inspiração nos movimentos animais e do trabalho do corpo e da mente eu acho ótima.


    A pancadaria é que me assusta.

    ResponderExcluir
  3. Kung-fu é d+
    acho muito bonito a forma como eles lutam

    ResponderExcluir
  4. Kung fu é lindo. Já assisti a algumas pessoas fazendo apresentações de forma (é assim mesmo que se diz?) e adorei!
    Passa lá no
    http://marianaceratti.blogspot.com
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Excelente blog!!
    Por favor,entre e comente,ou coloque como parceiro!

    http://queletra.blogspot.com/

    http://fimdejogobaltazar.blogspot.com/

    Valeu e parabéns!

    ResponderExcluir